Bola Belga


Somos um dos maiores produtores de Bola Belga do Brasil.

Em nossa produção existem dezenas de cores disponíveis.

A planta possui algumas características interessantes, por exemplo:  em um mesmo vaso é possível que existam entre 1000 e 1500 botões.

A Bola Belga proporciona um efeito especial em decoração, pois o seu tamanho exuberante passa uma sensação de jardim florido, é ideal para decorar restaurantes, varandas, eventos, entre outros.


História


O Bola Belga é uma espécie de crisântemo, uma planta de tradição de cultivo milenar nos países asiáticos.

Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas (as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea). Era o distintivo oficial do exército e uma exclusividade da nobreza.

Foi levado ao Japão pelos budistas. Por sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um símbolo do país, inclusive o trono do imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo". Existia a lenda de que uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho, traria vida longa e saudável.

Foi levada para o ocidente no século XVII. O nome foi-lhe atribuído por Carolus Linnaeus, combinando o prefixo grego chrys-, que significa dourado (a cor das flores originais), e -anthemon, que significa flor.

Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro.

Precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto. Prefere clima quente e úmido.

Cuidados Básicos


O Bola Belga pode ser cultivado tanto em vaso quanto em canteiros. 

Luminosidade – Manter a planta em local com luz indireta.

Água – Colocar água a cada dois ou três dias, mantendo a terra sempre úmida, porém sem encharcar a planta. Evitar deixar água no pratinho. Não molhar flores e folhas.

Adubo – Como existem vários destes produtos adube conforme instruções da embalagem do adubo que irá comprar.

Temperatura – É ideal manter a temperatura entre 17 e 28ºC. 

Outro cuidado importante para manter o Bola Belga bonito é retirar folhas e flores murchas e secas.

O Bola Belga é suscetível a algumas doenças (ferrugem, podridão das raízes e hastes, Botrytis, etc.) e a algumas pragas (mosca minadora, tripes, ácaros, etc.) o combate deve ser preventivo. 

Atenção: seguir apenas uma dessas recomendações não garante plantas saudáveis. Dedique-se mais às plantas no seu dia-a-dia.

fonte: floesiflores e wikipedia